Estimativa do custo total da obra
- GESTURBE

- 2 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
A estimativa do custo total da obra é um valor aproximado, correspondente à soma de todos os gastos necessários para a sua execução, e o preço é igual ao custo total. De acordo com a finalidade a que se destina, a estimativa do custo da obra será mais ou menos detalhada, sendo composta por uma relação de atividades a serem executadas em obra. Os preços unitários de cada um destes serviços são obtidos por composições de custos, que relacionam as quantidades com os custos unitários de cada atividade e devem ser adotadas as normas oficiais de medição que porventura se encontrem em vigor, as normas europeias e portuguesas em vigor ou as especificações do laboratório nacional de Engenharia Civil e as normas definidas no projeto de execução.
A estimativa do custo total da obra baseia-se num projeto, quer este seja básico, ou possua um elevado grau de pormenorização. É o projeto que define as linhas de orientação do orçamentista e, a partir dele, são identificadas as tarefas contantes na obra, as respetivas quantidades, o grau de interferência entre elas, a dificuldade de realização, etc.
A estimativa do custo total da obra e custo por especialidades, é baseado nos projetos de arquitetura, estabilidade de estruturas, rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais, rede de gás, alimentação e distribuição de energia elétrica, etc, que em essência definem o produto final a ser construído, requerem maior ou menor análise, dependendo da complexidade da obra. Associadas a cada uma das especialidades, surgem as especificações técnicas, que fornecem informações de natureza qualitativa, tais como, a descrição qualitativa dos materiais a serem utilizados, padrões de acabamento, critério de aceitação de materiais, tipo e quantidade de ensaios a serem efetuados.
Comentários