O que são levantamentos e medições?
- GESTURBE

- 17 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2023
O levantamento pode ser topográfico, arquitetónico ou em perfil. O levantamento topográfico é uma representação gráfica, da planimetria e altimetria, de uma determinada porção de terreno localizado na superfície terrestre. O levantamento arquitetónico tem por objetivo a recolha dos elementos geométricos e arquitetónicos em edifícios, fachadas, pisos. O levantamento em perfil consiste na recolha dos elementos altimétricos e planimétricos de um determinado elemento ou troço. O levantamento e medições tem aplicações nas áreas dos projetos de arquitetura e projetos de engenharia, construção civil, expropriações, cadastro, sistema de informação geográfica.
Levantamento topográfico
O levantamento topográfico é uma representação gráfica, da planimetria e altimetria, de uma determinada porção de terreno localizado na superfície terrestre. A planimetria compreende os elementos do plano horizontal - rios, estradas, edifícios, muros, postes, caixas, represas, etc., e a altimetria é referente aos elementos da morfologia do terreno (relevo) - colinas, depressões, vales, planaltos, taludes e outros acidentes orográficos. Um levantamento topográfico tem um papel de extrema importância em qualquer projeto de construção ou plano de ordenamento e cadastro. É com base na análise do levantamento topográfico que irão ser determinadas as condições que permitirão a execução do projeto. A topografia está presente no projeto desde o seu estudo (levantamento topográfico), á posterior execução e implantação (projeto de execução), ao acompanhamento dos trabalhos (fiscalização), até á sua finalização e controlo (medição, monitorização e telas finais).
Levantamento arquitetónico
O levantamento arquitetónico tem por objetivo a recolha dos elementos geométricos e arquitetónicos em edifícios, fachadas, pisos e etc.…, de forma que seja possível elaborar com rigor as suas peças desenhadas (plantas, cortes e alçados). O levantamento arquitetónico tem como objetivo principal recolher a informação geométrica e todos os detalhes dos elementos que vão ser alvo de intervenção. É utilizado na sua maioria, em projetos de reconstrução, reabilitação ou manutenção. O levantamento arquitetónico tem aplicações nas áreas da engenharia/construção civil, obras de reconstrução, obras de remodelação, obras de conservação.
Levantamento de perfil
O levantamento em perfil consiste na recolha dos elementos altimétricos e planimétricos de um determinado elemento ou troço. O levantamento em perfil tem como objetivo a elaboração de perfis longitudinais e transversais para projetos de vias de comunicação, redes de energia elétrica, redes de águas e saneamento, etc. É com base na análise dos perfis longitudinais e transversais que é elaborado o projeto e todos os elementos que o definem. O levantamento em perfil é também utilizado para o cálculo de volumes em projetos onde é necessário efetuar movimentos de terras. O levantamento em perfil tem aplicações nas áreas dos projetos de arquitetura e projetos de engenharia.
Medição de áreas
A medição de área consiste na medição do perímetro de terrenos/propriedades, com o objetivo de conhecer a sua área. A medição de áreas serve para determinar corretamente a área de propriedades rústicas ou urbanas. Este tipo de trabalho topográfico é essencial em projetos de expropriação, projetos florestais ou agrícolas, trabalhos cadastrais, elaboração de plantas para entidades governamentais (tribunais, finanças ou registo predial), plantas para o I.M.I etc. A medição de áreas tem aplicações nas áreas da engenharia/construção civil, expropriações / cadastro, sistema de informação geográfica.


Comentários