top of page

Desenvolvimento de obras de reconstrução

  • Foto do escritor: GESTURBE
    GESTURBE
  • 13 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de mai. de 2024

Para o desenvolvimento de obras de reconstrução de um imóvel, obras de construção subsequentes à demolição, total ou parcial, de uma edificação existente, é necessário primeiramente fazer uma visita ao imóvel para verificar ao estado de conservação e avaliar tecnicamente o imóvel. Os honorários para a realização do projeto de reconstrução, a gestão de serviços inerentes à reconstrução, a fiscalização e a estimativa do custo da obra são apresentados ao cliente. Seguidamente o projeto de arquitetura com a reconstrução é realizado de acordo com os requisitos do cliente e em conformidade com as normas e legislação, acompanhado com a estimativa do custo da obra. São geralmente solicitados a três empreiteiros de obras de reconstrução, orçamentos ou propostas, ou seja, o preço, o prazo, a qualidade e a garantia da obra, para executar a obra de acordo com o projeto de reconstrução, e de acordo com os documentos indissociáveis do projeto, escolhendo o cliente o empreiteiro mais adequado e o que melhor salvaguardar os seus interesses. Porque somos arquitetos e engenheiros, propomos a gestão de serviços para realizar as obras de ampliação, nas diversas fases do desenvolvimento do projeto até à conclusão e entrega da obra de reconstrução. A nossa gestão realiza-se por fases, com prazos rigorosamente cumpridos e custos antecipadamente acordados.

 

Um projeto de reconstrução implica obras de reconstrução que podem ser sem preservação das fachadas, ou seja, a construção de um novo edifício ou corpo do edifício após demolição de um edifício existente ou parte dele, reconstituindo a estrutura das fachadas, a cércea e o número de pisos do edifício preexistente, ou obras de reconstrução com preservação das fachadas, ou seja , a construção de um novo edifício ou corpo de edifício após demolição de um edifício existente ou parte dele mas preservando as fachadas principais, sendo a cércea igual ou inferior à das edificações confinantes mais elevadas, exceto quando o edifício demolido já tinha uma cércea superior à das edificações confinantes, que neste caso deve ser mantida.

 

As obras de reconstrução são as obras de construção subsequentes à demolição, total ou parcial, de uma edificação existente, ou seja, é uma construção sobre um edifício existente ou comprovadamente existente, mesmo que possa estar completamente em ruínas e só sejam visíveis as fundações. Para realizar obras de reconstrução, é sempre necessário instruir um pedido junto da Câmara Municipal, para a execução deste tipo de obras.

 

As obras podem dar lugar a um edifício com características distintas, quer seja na sua estrutura, na qualidade construtiva, nos acabamentos ou na forma. Contudo, para o efeito poderão existir condicionantes, ou seja, limites máximos e mínimos de área e de pisos a aplicar nas obras de reconstrução, dependendo do Plano Diretor Municipal aplicável.

 

Podemos ter obras de reconstrução sem preservação das fachadas, ou seja, obras de construção subsequentes à demolição total ou parcial de uma edificação existente, das quais resulte a reconstituição da estrutura das fachadas, da cércea e do número de pisos, ou obras de reconstrução com preservação das fachadas, ou seja, obras de construção subsequentes à demolição de parte de uma edificação existente, preservando as fachadas principais com todos os seus elementos não dissonantes e das quais não resulte edificação com cércea superior à das edificações confinantes mais elevadas.


Obras de reconstrução
Obras de reconstrução

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page